quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Canteiro de Alfaces

     Adoro cadernos. Sempre foi assim. Desde garota, queria me ver feliz, era me deixar dentro de uma papelaria sentindo aqueles cheiros maravilhosos de papel, borracha, olhando para as prateleiras e ainda mais estimulada, desta vez visualmente, por hidrocores, crayons e lapis e cor. Eu poderia ficar horas ali e me abster de tudo a minha volta para me sentir parte integrante daquele cenario. Ate hoje essa memoria emocional persiste. Se eu entrar num desses 'estabelecimentos', volta tudo e eu adoro.

     Apesar de ser totalmente integrada ao mundo da informatica e internet, com back ups em pen drives, HDs externos, etc, meu amor pelos cadernos, principalmente, continua intacto. De uns anos pra ca, resolvi coleciona-los. Tenho os mais lindos que ja vi, que comecam a me seduzir pela bela capa, sempre conferida pelo tato. E preciso sentir a textura para que a paixao se instale totalmente, tomando conta de mim e fazendo-o meu, imediatamente. Esse sentimento de posse e o melhor que existe... Nao prejudica ninguem e me preenche. Eu me sinto com mais poder, depois que pago e coloco-o na bolsa, ja totalmente dona da situacao e do meu objeto do desejo.

     Ha cerca de um ano, mais ou menos, ouvi falar em Canteiro de Alfaces. Esse nome nao me passou despercebido, achei lindo. Imediatamente tentei visualizar como seria um, urbanoide que sou. Depois, no Facebook, quando finalmente pude penetrar naquele mundo de encadernacoes, costuras, pespontos, colas, papeis dobrados em serie cuidadosamente arrematados tornando-se cadernos maravilhosos, me encantei.

     Revirei toda a pagina deles e descobri que as diferencas que existem, a pluralidade de encadernacoes e a variedade e beleza das capas. Tudo isso me chamou atencao, mas o melhor ainda estava por vir.

     Vi uma serie de desenhos com uma boneca com o cabelo tao preto como o meu, que de tao preto sempre causou estranheza na escola, desde pequena. O fato e que quando vi aquilo, entrei imediatamente em contato para saber se aquela estampa nao poderia ser minha agenda de 2013. O resultado foi ainda mais interessante, que me fez ter vontade de escrever este blog.

     O Canteiro de Alfaces e de uma moca chamada Luisa, que tem entre seus talentos nao so a confeccao dos mais belos cadernos. Trata-se de uma pessoa doce, meiga, acessivel. Em nosso contato, via inbox no Facebook, descobri uma pessoa realmente profissional, sem ficar posando disto. Meiga, aberta, segura e inteligente, Luisa tem total dominio sobre seu negocio e nos conquista com sua afabilidade e maleabilidade, que vem de encontro ao nosso gosto.







   


     A verdade e que por experiencia propria, nao tenho grande admiracao por sua geracao. Tenho minhas questoes, como todo mundo, e nao acho que pessoas de sua idade sejam, num apanhado geral, como ela. Determinada, organizada, Luisa faz bonito com o que faz, tanto no trabalho quanto no atendimento.


 

   Apos receber minhas encomendas, fiz mais. E vou continuar fazendo enquanto ela estiver neste oficio tao raro, de forma tao simples.






     Agora esta lancando uma serie do artista plastico Luiz Carlos de Carvalho, a quem admiro muito. Gosto muito de sua obra, em especial das caligrafias que faz sobre o corpo humano, pintado. Ja sei qual sera minha proxima encomenda.







     Quis saber como ela comecou. Contou-me que o Canteiro ja tem 3 anos e meio. Nasceu em 13 de maio de 2009, a pedido de amigos, que ja deviam ter descoberto o potencial da moca antes dela propria... Como costurava roupas, achou que papel nao seria problema. E nao foi mesmo. Virou solucao.

     Recomendo uma visita. O unico perigo e que voce fique absolutamente encantado e comece a fazer a sua colecao de cadernos. O que nao e nada mal...

Um comentário:

  1. Que linda essa sua paixão por cadernos! lendo seu blog me coloquei no seu lugar pois tbm adoro uma papelaria, suas cores, seus lápis e cadernos, mas meu encanto maior ainda é por costura. Entrar num armarinho bem montado pra mim é o nirvana! Tenho acompanhado a trajetória do Canteiros de Alface desde o começo, me impressionando cada vez mais com o desenvolvimento dele e fiquei muito feliz com suas palavras sobre a Luisa, que realmente é tudo que você disse e muito mais, é minha sobrinha e afilhada. Obrigada pelas palavras doces, ela merece, é um docinho de menina mesmo! Abraços, Rose

    ResponderExcluir