terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Selva de Luiz Antonio Mello


Luiz Antonio Mello e um de meus jornalistas preferidos. Quando ja pensava em fazer jornalismo, deliciava-me com seus textos sobre musica no Segundo Caderno do Jornal do Brasil.

Hoje, uma amizade, varios empregos (pra mim) e muitos livros (pra ele) depois, vejo que o frescor daquelas frases sempre tao bem encadeadas, com palavras que pareciam ter sido escolhidas a dedo num universo tal, que so alguns tem acesso, continua ali, firme e forte, pulsando na mente de nosso LAM, que ja virou patrimonio da Humanidade.

Ha poucos dias ele anunciou em seu Face a criacao de um novo blog. Isso, depois de ja ter uma coluna badalada, cheia de conteudo util, e mil outras atividades, nas quais  trabalha compulsivamente, sem delegar. Quando li a respeito do segundo blog, pensei: ele esta otimo. Se esta nessa compulsao por trabalho, posts, amigos, Facebook, instrumento de trabalho e lazer para ele, esta tudo bem. Porque LAM e amigo ate debaixo d'agua, mas as vezes some ou escorrega feito peixe.

Nao tem problema. A gente sabe que esta realizando. E algo muito bom e recomendavel, como a segunda versao deste seu livro.

Recomendamos.

A profissao e linda, mas a competicao e brutal. Vence quem tem o virus. Eu e ele temos. Mas pra quem pode passar por tudo isso com uma ajudinha do Mestre, corra e compre sua versao digital. Que por sinal, pode ser ate um bom presente de Natal.

Luiz Antonio sabe o que diz. Principalmente quando o assunto e jornalismo.

Um Olhar Jornalismo 




Meu novo MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA DO JORNALISMO, edição eletrônica (e-book), já está disponível na loja virtual da EDITORA NITPRESS, de Luiz Erthal, que fica aberta de domingo a domingo, 24 horas e também nos feriados.
Para adquirir, basta acessar www.nitpress.com.br O livro (170 páginas) custa apenas R$ 14,90 e pode ser baixado (PDF bloqueado) em qualquer computador, tablet e similares. Qualquer dúvida escreva paranitpress@nitpress.com.br . 
O MANUAL foi escrito para jornalistas, estudantes de Comunicação e, também, alunos do ensino médio que percebem vocação para a profissão. Claro, em outras profissões há muitos simpatizantes do Jornalismo que querem conhecer como funciona na prática essa atividade que está na vida de todos nós. No livro não há teoria, só prática, numa linguagem bem leve e bem humorada.
Por isso, estou enviando este e-mail para 4.120 endereços de pessoas, instituições, ONGs do Brasil (todos os estados), Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Argentina.
Importante: quem quiser falar comigo estou a inteira disposição no e-mail luizantoniomello@gmail.com. Mais: se você pretende espalhar a notícia da chegada do Manual, agradeço. Afinal, romper com a ditadura da máfia da distribuição de livros no Brasil (viva internet!!!) é uma vitoria de todos nós.
Aqui, os capítulos do MANUAL que foram chamados de “Cadernos”.
Um grande abraço, Luiz Antonio Mello
Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Pauta
1o. Caderno - A vocação.................................................................................09
2o. Caderno - A fama......................................................................................15
3o. Caderno - Imprensa, o quarto Poder......................................................19
4o. Caderno - O domínio do Português.......................................................23
5o. Caderno - Fama na lama...........................................................................27
6o. Caderno - Apurar, apurar, apurar............................................................33
7o. Caderno - Salário e Experiências.............................................................39
8o. Caderno - Internet.....................................................................................43
9o. Caderno - Faculdade é facultativa?.........................................................49
10o. Caderno - Estágiário, o "pau de enchente".........................................57
11o. Caderno - Equipamento básico.............................................................63
12o. Caderno - On, Off e Fontes..................................................................67
13o. Caderno - As entrevistas ou "O senhor é o que mesmo?"...............73
14o. Caderno - Furando e Embarrigando....................................................79
15o. Caderno - Computadores.......................................................................85
16o. Caderno - Jornalista especializado........................................................91
17o. Caderno - As tragédias............................................................................97
18o. Caderno - Como sobreviver aos chefes.............................................105
19o. Caderno - Sem texto não dá................................................................111
20o. Caderno – Webjornalismo...................................................................117
21o. Caderno – Radiojornalismo.................................................................119
22o. Caderno – Telejornalismo....................................................................127
23o. Caderno - Assessor de Imprensa........................................................135
24o. Caderno - Síndrome do Estrelismo....................................................145
25o. Caderno - Jornalismo e política...........................................................151
26o. Caderno - Denuncismo e alarmismo..................................................157
27o. Caderno - Mídia marrom e sensacionalismo.....................................163
28o. Caderno - Em Suma..............................................................................168
29o. Caderno - O Autor................................................................................173
 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Assessoria de Imagem

Ela está em todas as capas, em muitas festas, seu cabelo é o mais copiado no salão mais badalado na principal cidade do país, enfim, ela é uma referência. De moda, comportamento, atitudes, hábitos.

Mas quem ela era antes?

Ninguém. Ela não era ninguém do ponto de vista da mídia, do network, da comunidade, da sociedade. O que a fez, quase que de uma hora para outra, ser tudo isto, com enorme sucesso? Uma boa assessoria de imagem, com bons profissionais de comunicação, atentos à colocá-la na mídia como formadora de opinião. Ela não era a mulher bonita em capa de revistas. Ela passou a ser entrevistada para falar de algo que sabia, por exemplo, ao invés de plantarem uma notinha numa coluna de variedades falando que ela estava em algum lugar fazendo alguma coisa. Até porque, ela ainda não era o referencial de agora e as notinhas, pouco efeito teriam.

A Assessoria de Imagem funciona assim para pessoas que viram uma marca, como no caso de nossa personagem, quanto para uma marca que quer sobressair no mercado, utilizando a mídia como sua maior ferramenta. Muitas vezes, a qualidade vem em segundo lugar, mas quem se importa? Milhares e milhares de qualquer moeda que se queira escolher estão rolando mundo afora atrás desta tal credibilidade que só o público dá. E nós, como consumidores, vamos digerindo tudo isso e copiando o cinto que a tal mulher usou "num look fantástico sexta passada".

Nós fazemos isso pra você.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Chegando Aqui


     Este blog é parte de um projeto de jornalismo e comunicação, em suas outras manifestações, criado para atender seus clientes de forma objetiva, focada e segura através da Internet para obtenção de bons resultados em suas marcas. O conceito de brand é usado tanto para quem tem uma marca e quer tocá-la para frente de forma eficiente e discreta no desenvolvimento, quanto para quem é sua própria marca. Pessoas que, no trabalho, dependem muito de sua imagem bem projetada e refletida em quem pode lhe render o desejado.

     A empresa Um Olhar já vem depurada de outras atividades anteriores na comunicação digital, desta vez mais focada em Artes, Moda e Tecnologia. Atendemos também a outras áreas, mas essas são especiais apenas por serem de nossa preferência, por gostarmos destes mundos, vamos dizer assim, Um Olhar já tem seu site, em breve terá sua Galeria de Arte Online e em 2012 sei próprio programa de entrevistas; tudo isso dentro do endereço www.umolhar.com.br. Com o tempo, também migraremos para lá.

     Nos dias em que vivemos, a maneira de se colocar em público mudou. Antes, uma assessoria de imprensa bastava. Com anos de internet comercial, tudo foi se moldando a uma realidade que se transforma o tempo todo. Há de se acompanhar a evolução da mídia e saber o que ela pode nos oferecer,manipulando-a em nosso proveito. Afinal. tudo é parte de uma mesma engrenagem, assim como o mundo globalizado. Acontece algo num canto do mundo e o reflexo, por vezes, é inimaginável.

     Este foi nosso primeiro contato. Você pode nos acompanhar também no Facebook. Veja o que Um Olhar pode fazer por você.

      Dúvidas, sugestões e outras perguntas, use nosso espaço abaixo. Esse blog será atualizado várias vezes por semana. Cadastre-se e receba-o em seu navegador. Entre na lista de seguidores para que nós possamos conhecer você também.